Blog da Usiminas

alt teste 2

Apoiar o esporte, isso é coisa da Usiminas

Proporcionar oportunidades por meio do esporte é investir no futuro! É por isso que a Usiminas apoia diversos projetos também na área de esporte para a formação de crianças e adolescentes. Há mais de 25 anos, por meio do Instituto Usiminas, temos patrocinado iniciativas que beneficiam gratuitamente centenas de pessoas nas comunidades em que estamos presentes. 

Na área esportiva, os investimentoscomeçaram em 2007. Desde então, 148 projetos que estimulam a prática de diversas modalidades foram contemplados, somando mais de R$ 29 milhões, por meio de leis de incentivo ao esporte (federal e estadual/MG e SP). 

Projetos no Vale do Aço

No Vale do Aço, ao longo dos anos já patrocinamos várias iniciativas esportivas importantes. Os projetos englobam modalidades como natação, handebol, futebol, corridas de rua e diversas iniciativas na comunidade. 

Conheça os projetos que Usiminas já patrocinou no Vale do Aço: 

  • Ecomov Natação
  • Ecomov Voleibol
  • Ecomov Futebol de Base
  • Corrida Viva + Ipatinga 
  • APAE IPATINGA: Atletismo e Bocha Paralímpica
  • Esporte + Educação = Cidadania
  • Jogos Escolares de Ipatinga – JEI
  • Esporte na Cidade

Uma das iniciativas de destaque que patrocinamos no momento é o “Projeto Correr, manipular e equilibrar”, realizado pela Apae de Ipatinga, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais. Em 2019, a ação atendeu 50 alunos com transtorno do espectro autista da região, com aulas semanais e promoveu a capacitação de profissionais.

Medalhas históricas

Ao resgatarmos nossa história de patrocínio ao esporte, temos o orgulho das medalhas e projeções dos participantes que são e que já foram atendidos por algum projeto.

Entre as iniciativas atuais patrocinadas em Ipatinga, estão o Ecomov Natação Ano IV, Ecomov Voleibol Ano V e Ecomov Futebol de Base Ano III, realizadas pela Usipa. Patrocinados desde 2014, os projetos oferecem as modalidades esportivas gratuitamente para a comunidade, e ao longo de sua história, têm revelado talentos.

O mais recente é a ex-atleta de Voleibol do projeto, Amanda Santos Julião, que recebeu em julho de 2020, a convocação para a Seleção Brasileira Sub-20 de Voleibol.

“Foi graças também ao Projeto Ecomov de Voleibol, patrocinado pela Usiminas e apoiado pelo Instituto Usiminas, que tive oportunidade de me aperfeiçoar e fazer parte de várias competições”, agradeceu Amanda.

A atleta começou jogar voleibol na Usipa em 2013 na categoria pré-iniciante e desde então revelou-se como um grande talento. Em 2017, Amanda passou a integrar a Equipe CRES/Varginha e deu sequência na carreira alcançando as seguintes conquistas: campeã do Campeonato AR-6, campeã do JEMG, campeã do Campeonato Brasileiro de Seleções, campeã dos Jogos Escolares, quarto lugar do Mundial Escolar.

Entre os projetos que já foram patrocinados, lembramos com orgulho de grandes resultados também na modalidade de Judô, com talentos revelados por meio do Projeto “Esporte + Educação = Cidadania”, de Santana do Paraíso. Em 2019, os atletas Igor Ferreira da Silveira e Cyro Herick Dias dos Santos Torres, ganharam medalhas na Regional III do Campeonato Brasileiro de Judô – temporada 2019.

A iniciativa, que oferece gratuitamente atividades esportivas, acompanhamento pedagógico e reforço escolar para 120 crianças e adolescentes, já foi duas vezes selecionada pelo reconhecimento nacional de boas práticas de esporte educacional, recebendo em 2014 o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional.

Projetos em São Paulo

No nosso histórico de projetos que já foram patrocinados em São Paulo estão:

  •  Arte e Vida
  • Na Onda da Ginástica
  • Núcleos de Formação Esportiva Educacional (Janeth Arcain)
  • Judô – Educando Para a Vida (Associação de Judô Rogério Sampaio)
  • Arena Kids
  • Centro de Formação de Taekwondo São Paulo não Foge à Luta

Destacamos também o projeto “Na Onda da Ginástica”, que em 2019, ofereceu ginástica rítmica e estética para 120 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, na cidade de Cubatão. 

Além do esporte, o Instituto Usiminas é responsável pela gestão dos investimentos em cultura e ações sociais na Usiminas. Clique aqui e confira um pouco mais da história dessa instituição.

1+